terça-feira, 5 de outubro de 2010

PEREGRINAÇÕES DE N. S. DE NAZARÉ.


Fraternidade Rainha dos Anjos, Conj. Mendara


Talvez você já tenha visto pelas ruas de Belém, próximo de sua casa ou prédio onde mora, um grupo de pessoas caminhando, cantando e rezando com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. São as peregrinações em preparação para o Círio que congregam famílias que se encontram todos os anos no período que antecede essa festa maior do povo paraense, tendo como principal objetivo a evangelização. Nestes encontros participam: crianças, jovens e adultos.
“A peregrinação se faz em Comunidade e não no isolamento! Ela pode derrubar muitas barreiras entre as pessoas, aproximando vizinhos, criando amizades,... Ela é nosso modo de construir a Igreja, vivendo o Círio de Nazaré”. Diz D. Alberto Taveira, Arcebispo de Belém (livro das peregrinações 2010, p 4).
Na Paróquia de Jesus Ressuscitado, no Conj. Médici I, existem os grupos de oração denominados Fraternidade, que se reúnem, uma vez por semana ou quinzena, na casa de alguém da comunidade, para refletirem a Palavra de Deus, rezarem o Rosário e outras orações. Nas peregrinações de N. S. de Nazaré, os encontros são diários durante quinze dias.
Diante de tantos casos de violência divulgados nos meios de comunicação, a Fraternidade Santa Mônica, por iniciativa de sua coordenadora, Edilza Nunes, este ano, está realizando os encontros das peregrinações também nas escolas do bairro, e no dia 27 de setembro se fez presente na Escola Palmira Lins de Carvalho, proporcionando, aos que compareceram na área da copa, momentos de oração e reflexão fundamentadas no Credo, a Profissão de Fé da Igreja Católica, com ênfase em Jesus, caminho, verdade e vida.
Ao final do encontro, a escola recebeu do grupo visitante a doação de 20 livros das peregrinações 2010, para serem distribuídos entre as crianças e  uma Bíblia para a biblioteca da escola.
         

Criseida Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário