domingo, 12 de setembro de 2010

Comemorações da Semana do Estudante: Gincana de Matemática

Com uma forte participação da professora Astrides, atualmente responsável pela biblioteca da escola nos turnos da manhã e intermediário, foram desenvolvidas uma série de atividades para os alunos no Dia do Estudante. Dentre essas atividades participei da atividade que envolvia o conteúdo de Matemática, para C1 e C2.

Para uma participação efetiva dos alunos a professora percorreu as salas de aulas informando da programação do dia e distribuindo umas fitinhas coloridas para os alunos amarrarem como pulseiras e de diversas cores que correspondiam aos grupos que cada criança formaria no dia da festa. Os alunos também foram estimulados a convidarem os professores e comunidade escolar a fazerem parte de seus grupos e a usarem as fitinhas com suas cores também.

Na nossa participação pela Sala de Informática resolvemos treinar os alunos para a competição de operações aritméticas básicas de soma, com até dois algarismos e para isso usamos o jogo educativo Tux Math, que é uma das estrelas das Salas de Informática.

Nesse jogo os alunos são apresentados a uma situação em que uma série de pinguins, tux's, estão numa região onde está caindo uma chuva de meteoros e para defendê-los é preciso acertar uma contas que aparecem junto aos meteoros e assim salvar os tux's. Esse jogo é bastante estimulante da capacidade de cálculos mentais rápidos.

Os alunos gostaram muito do jogo e assim tiveram um reforço na preparação para a gincana, que nesse caso preparamos as continhas em papéis que eram sorteados na hora para os alunos nas suas respectivas equipes. Não participei no dia da atividade mas já me falaram que foi um sucesso. Parabéns colegas.

Para baixar o Tux Math existem diversos sites como esse: Click aqui.

2 comentários:

  1. Ah foi muito divertido mesmo e crraiativo mesmo e eu adorei que a turma 801 ganhou a gincana !

    ResponderExcluir
  2. Parabéns querida Julia, vocês tem fotos para postarmos aqui?

    ResponderExcluir