quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Projeto Cultura na Cuia: Um jeito gostoso de conhecer o folclore paraense.




            Cultura na Cuia é um projeto pensado com carinho e criatividade pelas professoras Jeanny Siqueira e Lucileide Oliveira, onde o educando aprende sobre seu povo nortista através dos contos, lendas. cânticos das lendas alusivas a sua terra e do exuberante artesanato cheio de miscebilidade e história.
            O projeto ao longo de sua execução contou com a colaboração abençoada de Nadir Neves (Profª de Arte – Educação), Glória Queiroz (  Profª de Arte – Educação ) e Roberto Cunha ( Matemática & Sala de Informática ).
            Nossos atores principais, as crianças, são seres mágicos cheios de saberes, compromtidos com a curiosidade e criatividade demonstradas nas oficinas de papietagem e modelagem com massinha.
            Aprendemos e ensinamos com nossas crianças as quais nos emocionam de forma riquíssima, com seu mundo imaginário onde o curupira, a matinta, a cobra-grande e outras estão presentes no quintal das casas de suas avós, na vizinha “velha” que fuma cachimbo, nos assobios estranhos no meio da noite e nos banhos de igarapés de dona mãe d'agua.
            As crianças repassaram o que aprendiam para as demais colegas da escola que ficavam ansiosas para verem o resultado final de seus trabalhos.
            Palmira Lins foi contagiada com as nuâncias dos mistérios amazônicos e a presença da bondosa samaumeira e do ipê os quais doaram com suas sombras o palco pefeito para culminância da Cultura na Cuia.

Texto produzido pela profª Jeanny Siqueira. Pedagoga.


VOLTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário