quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O BLOG COMO ELEMENTO DE UNIFICAÇÃO DA ESCOLA

UNIÃO NA ESCOLA
Professores Roberto, Regina e Marcelo, atualmente monitorando as Salas de Informática nas suas escolas municipais.
O blog também pode promover um novo entrosamento na escola. É um fato frequentemente comprovado que a escola parece ser formada por várias escolas, uma em cada turno, pois é muito comum o professor ao visitar a escola noutro turno se sentir como se estivesse numa outra escola. A comunidade escolar também sente esse impacto ao se dirigir à escola num outro turno para resolver seu assuto. Sente-se que falta algo que una e reuna todos os turnos e a nós parece que esse algo é sem dúvida o Blog.
A medida que o blog é elemento de transparência das ações da escola a função de integração dos turnos se efetiva e vai mais além pois essa transparencia se dá a nível da internet atingindo assim toda a rede das escolas e da comunidade planetaria em escala global.

SOCIALIZAÇÃO DOS TRABALHOS INDIVIDUAIS DOS PROFESSORES E SUAS TURMAS
É comum numa escola existirem bons trabalhos e nem sempre, ou quase nunca, esses trabalhos serem socializados com a escola e principalmente com seu objeto principal, os alunos.
O professor precisa de um meio de divulgação dos seus trabalho com essa finalidade e assim poder gerar experiência global para a escola, ou seja, seu trabalho é um trabalho de todos daquela escola que por saberem de sua existencia em sua vizinhança podem se aproximar e discutirem determinados aspectos de seu interesse e desenvolvimento.
Um trabalho escolar é o resultado consciente de um atividade profissional e como tal deve ser reconhecida por sua comunidade isso se transforma em motivação extrinseca ao professor e sua turma, assim como as famílias de todos os participantes.

Um comentário:

  1. Excelente post, com uma bela reflexão sobre a importância do blog para a escola e para a educação.
    Parabéns pelo blog, pessoal. São vcs que fazem a diferença no monismo que ainda impera na educação pública.
    Franz

    ResponderExcluir