O correio da amizade é uma prática pedagógica que desenvolvo com minhas turmas de ciclo I aqui na escola.
Copiei a idéia da Revista Guia Prático (que não sei o número nem o ano porque não a tenho mais), fiz algumas adaptações e há mais ou menos oito anos temos nos correspondido, eu e meus alunos, através do “Correio da Amizade”.
Meu objetivo principal é estimular a redação de cartas manuscritas pelas crianças para que se correspondam com os colegas e professores da turma, estreitando assim os laços de amizade com os mesmos. Eles recebem as orientações para escreverem apenas coisas positivas e há um acordo que proíbe ofensas e fofocas.
Aproveito as cartas para corrigir alguns erros gramaticais e ortográficos cometidos pelas crianças e penso estar contribuindo com isso para que escrevam melhor.
O “correio” funciona da seguinte forma: uma caixa de papelão, devidamente preparada, é colocada diariamente em local de fácil acesso a todos, onde são depositadas as cartas. Às sextas-feiras ele é aberto e a correspondência entregue a seus destinatários.
Já realizei concurso entre as crianças para escolher a melhor caixa de correio (ver fotos).
Parabéns pela iniciativa. É bom saber que atividades criativas como esta estão presentes no ensino público e dão resultado. Merece divulgação.
ResponderExcluirNestes tempos de internet e tudo mais dessas ‘facilidades’ que a web proporciona, como Orkut, e-mail, MSN... trazer a carta manuscrita como uma estratégia de ensino e de favorecimento do estreitamento das relações interpessoais, além de ser criativo e muito divertido é uma forma de mostrar, de uma maneira mais simples, que nos preocupamos em fazer algo para o outro. Concordo com o comentário acima. A brilhante iniciativa merece divulgação. Parabéns Professora Criseida e toda a Escola Palmira Lins.
ResponderExcluirObrigada Tiago e Aldinéia. Gostei muito do que escreveram.
ResponderExcluirParabéns pelo blog!Gostaria de compartilhar com a equipe escolar a letra de uma música que compus. Leve aos alunos a letra desta canção.
ResponderExcluirPrecisamos de paz, violência jamais!
Precisamos de paz,
Violência jamais,
Na escola eu preciso
Aprender.
A amar meu irmão,
Segurar sua mão,
E seguir semeando,
A união.
Eu não quero ver briga,
Pontapé ou empurrão,
Vamos todos cantar,
A canção.
Paz na escola,
Paz no coração,
Entre neste time,
Violência não.
A escola é o espaço,
Pra ensinar e aprender,
E para ter vida,
Só depende de você.
Diga não ao bullying,
Aprenda essa lição,
E leve para o mundo,
A nossa canção.
Paz na escola,
Paz no coração,
Entre neste time,
Violência não.
Autora: Leonor Alves.
Vamos juntos fazer a diferença!
VAMOS LÁ
ResponderExcluir