quinta-feira, 16 de setembro de 2010

ELEIÇÕES NO NOSSO PAÍS - UM BOM TEMA PARA AS ESCOLAS

Ja tenho uma certa experiência com as eleições políticas nas escolas. Desde os tempos de EEEF Augusto Olímpio e de EMEF Stellina Valmont, passando pela EMEF Inês Maroja, venho me apropriando pedagógicamente dessa festa nacional que é a eleição em nosso país.
Atualmente lotado nas escolas Mário Barbosa e Palmira Lins, continuo usando esse tema que eu considero bastante transdiciplinar, e vou relatar aqui um pouco dessa minha atividade:
Na sala de informática os dados são apurados e preparados para divulgação através dos programas de editoração eletrônica e planilha eletrônica, no nosso caso  Sistema Linux, que é um verdadeiro sistema que mostra a capacidade brasileira para fugir do monopólio do Windows. Usamos os aplicativos BR office.
Os dados são alimentados em planilhas pelos alunos e a geração dos gráficos são produzidos com a aprendizagem dos recursos da planilha Calc. Um desses resultados pode ser visto AQUI na escola Mário Barbosa.
A ultima pesquisa realizado foi para o governo do Pará e se encontra no blog da 503
Um fato muito importânte que venho observando é a correlação muito forte entre os resultados obtidos pelas empresas de pesquisa e as pesquisas escolares, assim reflito:
.                + Nossos alunos representam, muito bem, politicamente seu meio;
                 + A escola fala pouco de política e esse seria um tema bem vindo para estudos
                 + Qual lugar melhor que a escola para se discutir a política de nosso país, para formarmos cidadãos consciêntes?

Na semana vindoura faremos esse processo na Palmira Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário